segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O exemplo que vem das ruas


Preferência do consumidor pelo atendimento das feiras livres mostra que as marcas ainda têm muito o que aprender quando o assunto é relacionamento com o cliente!


O feirante José Joaquim Dias: carisma e eficiência no atendimento
O feirante José Joaquim Dias: carisma e eficiência no atendimento
Crédito: Eugênio Goulart
O corpo franzino de José Joaquim Dias contrasta com a robusta simpatia que ele vem espalhando pelos últimos 54 anos em uma feira da Chácara Santo Antônio, região Sul da capital paulista. Mesmo sem comprar suas flores, os fregueses fazem questão de saudá-lo. Também não passam despercebidos pelo carismático vendedor de carnes Antônio César Alfaro (que aparece na foto acima), que atrai a atenção para a qualidade do seu produto por meio de brincadeiras e piadas. Colorida, movimentada, descontraída e democrática, as milenares feiras livres esbanjam o que todo ponto de venda moderno mais cobiça: a admiração dos clientes pelo atendimento prestado.

É o que aponta uma pesquisa da Sax, recém-lançada empresa especializada na ciência do consumo, que convidou os dez mil jovens conectados à rede colaborativa It´s Noon para responder à pergunta: “como você é atendido?”. De uma escala de um a cinco, as feiras livres ganharam 3,9 pontos, seguidas pelas padarias (3,7); farmácias (3,5); fast-foods (3,4); lojas de roupas (3,3); área comum dos shopping- centers (3,2); lojas de eletroeletrônicos e supermercados (ambos empatados em sétimo lugar, com três pontos), bancos (2,4); e lojas de telefonia (2,2).

Citada por 89% da amostra, a ausência de burocracia nas feiras livres sustenta o ranking, apoiado ainda pela percepção de que esses são espaços mais tolerantes (81%); sem problemas operacionais (88%); e personalizados (47%). Na outra ponta, estão as lojas de telefonia, consideradas cheias e com frequentes falhas de sistema (79%); repletas de promessas exageradas (78%); displicentes (71%); e impessoais (56%). “Funciona como um alerta. Falta pensar de fato nas pessoas”, afirma Eduardo Schubert, um dos fundadores da Sax, ao lado de Érika Agostino e Jorge Kodja.

Leia a íntegra desta matéria na edição 1524, de 27 de agosto, do Meio & Mensagem

fonte: meio e mensagem

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